WLTP

WLTP – O ensaio que permite testar o desempenho real dos automóveis novos

 

WLTP significa Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (Procedimento de ensaio harmonizado a nível mundial para veículos ligeiros) e permite testar os automóveis numa maior diversidades de condições de condução do que o desatualizado Novo ciclo de condução europeu (NEDC) que veio substituir. 


Introduzido em setembro de 2017, os rigorosos ensaios do WLTP são efetuados em ambiente laboratorial sob supervisão rigorosa para medir a economia de combustível, as emissões de CO2 e os níveis de poluentes dos veículos ligeiros novos. O consumo de energia dos veículos elétricos e híbridos com uma unidade de alimentação de corrente também será medido.


Os novos ensaios visam fornecer aos clientes um panorama mais realista do desempenho dos automóveis mais recentes em condições de condução do dia a dia.  


Os motores SKYACTIV atualizados da Mazda cumprirão, naturalmente, as mais recentes normas Euro 6d e, no futuro, incluirão nova tecnologia para cumprir os rigorosos limites em termos de emissões em automóveis divertidos de conduzir com grupos de potência limpos e eficientes.


O que têm estes ensaios de tão diferente?

Até à data, todos os veículos novos da UE eram testados antes de serem comercializados utilizando o Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC – New European Driving Cycle). Contudo, este conjunto de ensaios foi introduzido nos anos 80 e, desde então, não só mudaram os automóveis com tecnologia mais avançada, como também mudaram as condições rodoviárias e os hábitos de condução. Este ensaio antigo baseava-se num comportamento de condução teórico e não num comportamento real.

 

Os automóveis atuais possuem opções como a tração às quatro rodas e o ar condicionado, que afetam as emissões e a economia e que não estavam contempladas no ensaio antigo. Isto criou um fosso entre o desempenho em laboratório e o desempenho efetivo dos automóveis no mundo real.

 

Os novos ensaios WLTP constituem um avanço importante. Foram concebidos para simularem melhor a condução real com novas diretrizes para aspetos como as temperaturas ambiente, a pressão dos pneus e a resistência de rodagem. Um ciclo de WLTP também é 50% mais longo do que o ensaio NEDC (30 vs. 20 minutos), duplica a distância entre ensaios e aumentas as velocidades máxima e média de ensaio. 

WLTP – As vantagens para condutores e proprietários

Ficará mais bem informado e com uma ideia mais clara sobre a economia de combustível e as emissões de um automóvel novo. Isto permitir-lhe-á comparar os resultados realistas do ensaio dos diferentes automóveis novos para poder tomar a sua decisão de compra. Dado que os ensaios estão a generalizar-se a todos os automóveis de todo o mundo, pode confiar nos dados fornecidos em qualquer lado.

 

O WLTP muda a forma como os veículos são testados, mas não a forma como o seu Mazda se comporta quando está sentado ao volante. A ligação especial entre o automóvel e o condutor, à semelhança de um cavalo e do seu cavaleiro, que trabalham em perfeita harmonia, fará sempre parte da essência de cada Mazda. Os nossos motores SKYACTIV atualizados cumprirão as mais recentes normas Euro 6d e, no futuro, incluirão nova tecnologia para cumprir os rigorosos limites em termos de emissões em automóveis divertidos de conduzir com grupos de potência limpos e eficientes.

Os ensaios WLTP e as alterações ocorrerão por fases

O WLTP foi implementado como parte das novas normas Euro 6c-e 6d-Temp a 1 de setembro de 2017, para novos modelos, e será aplicado a todos os novos veículos registados a partir de 1 de setembro de 2018.

 

Em janeiro de 2019, apenas serão apresentados os números do WLTP relativos a todos os automóveis novos à venda.  




Perguntas frequentes sobre o WLTP

Os números relativos à economia de combustível e às emissões de CO2 refletem com precisão a forma como conduzo?

Como acontece com todos os ensaios laboratoriais, existirão diferenças entre os resultados obtidos em laboratório e os números reais de condução. Contudo os números do WLTP aproximar-se-ão muito mais das condições reais do que os do ensaio antigo.

Será mais fácil compreender de que modo as opções instaladas no automóvel marcam a diferença em termos de economia de combustível?

Sim. Com o WLTP, os condutores e os proprietários podem ver como diferentes jantes e pneus, alarmes, sensores de estacionamento, bancos elétricos e outras opções poderão afetar o consumo de combustível. O antigo ensaio NEDC utilizava apenas um modelo básico de cada automóvel.  

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