Mazda3

Mazda galardoada pelo seu sistema RVM (Rear Vehicle Monitoring)

setembro 19, 2011
5867 vistas
seats

A Mazda acredita que os automóveis devem ser divertidos de conduzir. Uma das melhores formas de garantir isso é tornar a condução dos nossos automóveis segura. Nos últimos anos, todos os modelos Mazda3, Mazda6, Mazda2 e Mazda5 obtiveram a classificação de 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP. E com o nosso novo sistema RVM (Rear Vehicle Monitoring - monitorização traseira de veículos), conseguimos fazê-lo novamente.

Quando começámos o desenvolvimento do sistema RVM, constatámos que quase 5% do total de acidentes ocorrem entre veículos que circulam no mesmo sentido e que quase 80% destes acidentes são provocados por mudanças de faixa. Então perguntámo-nos o seguinte: "Como é que podemos reduzir este número?"

A nossa resposta foi a montagem de dois sensores de radar, um de cada lado do pára-choques traseiro, que medem constantemente a velocidade relativa dos veículos mais próximos e a distância a que se encontram. O sistema RVM, activado acima dos 60 km/h, avisa o condutor com uma luz indicadora montada no espelho da porta sempre que algum veículo se encontra na área do ângulo morto ou se aproxima dela. Se o condutor accionar o indicador de mudança de direcção para um lado onde exista um veículo em aproximação, o sistema avisa o condutor com a luz de proximidade intermitente e um sinal sonoro, para que não mude de faixa. O RVM da Mazda foi concebido para detectar todos os tipos de veículos, incluindo motociclos, e para funcionar em praticamente todas as condições meteorológicas.

A Mazda foi o primeiro construtor de automóveis japonês a introduzir um sistema RVM na Europa, mais concretamente com o Mazda6 em 2008. Desde essa altura, o sistema foi disponibilizado no Mazda3 e no Mazda CX-7 e equipará o novo Mazda CX-5, que será lançado na IAA deste ano em Frankfurt. Também será na IAA que a Mazda receberá o cobiçado galardão "Euro NCAP Advanced" pelos seus feitos em matéria de segurança com o sistema RVM no Mazda3.

O Euro NCAP é uma organização independente que se dedica a testes de impacto e resulta da união de associações de consumidores, clubes automobilísticos e autoridades de transportes da Europa. Atribui classificações de segurança aos automóveis desde 1997.

Fabricar automóveis divertidos de conduzir através de uma condução mais segura pode não ser a forma mais fácil de construir automóveis novos. Mas é a forma como a Mazda os constrói.

Artigos mais vistos

Mazda3, uma contínua história de sucesso

março 24, 2014 | 49134 vistas

Mazda 3, uma contínua história de sucesso   Co...

Movimento com alma.

abril 24, 2013 | 7558 vistas

O bom design é aquele que nos move. Literalmente e...

Mazda CX-5 continua a coleccionar galardões

janeiro 24, 2013 | 6535 vistas

Leverkusen (Alemanha), 11 Janeiro 2013. O interess...

Mazda galardoada pelo seu sistema RVM (Rear Vehicle Monitoring)

setembro 19, 2011 | 5867 vistas

A Mazda acredita que os automóveis devem ser diver...