Mazda3

Mazda Desenvolve Novo Motor Diesel Ecológico para as 24 Horas de Le Mans 2013

junho 21, 2012
4692 vistas
seats

Dempsey Racing prepara-se para ser o primeiro cliente para o novo motor

Le Mans (França), 19 Junho 2012. A Mazda Motorsports anunciou no passado fim-de-semana que irá comercializar versões de competição do novo motor ecológico diesel SKYACTIV-D para as equipas que desejem competir na categoria LMP2 (Le Mans Prototype 2) das 24 Horas de Le Mans, a mais exigente prova de resistência do Mundo. A Mazda foi o primeiro, e até agora único, fabricante asiático a vencer esta prova à geral.

"Reatamos, assim, a nossa relação amorosa com Le Mans," afirmou Jay Amestoy, Vice-Presidente da Mazda Motorsports, Operações da Mazda na América do Norte (MNAO). "Em 1991 fizemos história, ao vencermos com a tecnologia rotativa. Agora esperamos voltar ao círculo dos vencedores com o que pensamos ser o motor de produção mais avançado e ecológico que a competição automóvel já viu. Vamos fazê-lo dentro do actual espírito da Mazda, disponibilizando-o aos nossos clientes europeus e da América do Norte que pretendam competir na categoria LMP2, tanto para o Campeonato de Mundo de Resistência (WEC) como para a American Le Mans Series (ALMS)."

Estes motores estão a ser desenvolvidos em conjunto pela Mazda Motor Corporation, pelas Operações da Mazda América do Norte e pela SpeedSource Race Engineering. Já foram efectuados testes em banco de ensaios, estando os testes de pista reservados para o final de 2012.

Os motores utilizados serão os SKYACTIV-D de 2,2 litros diesel da Mazda, blocos bi-turbo de quatro cilindros. De acordo com John Doonan, Director da Mazda Motorsports(MNAO), "estes motores irão oferecer uma excelente performance e baixos consumos, aliados a elevados níveis de qualidade, durabilidade e fiabilidade necessários, elementos necessários para a produção de automóveis de estrada e também para ganhar corridas de resistência."

Para Masahiro Moro, Director Executivo e responsável global pelas vendas e marketing da Mazda Motor Corporation, "a Mazda tem fomentado a cultura de 'nunca recusar desafios.' E foi esse espírito que nos levou a competir em Le Mans durante 18 anos consecutivos, até à vitória em 1991. Na verdade, este é o mesmo espírito que lançou as bases para todas as tecnologias SKYACTIV. Isto foi conquistado graças a um grande número de avanços tecnológicos. Estou muito satisfeito por podermos ajudar os nossos clientes que enfrentam o desafio denominado Le Mans, através de um programa de fornecimento de motores de competição baseados no nosso motor diesel ecológico SKYACTIV-D."

Dempsey Racing planeia ser o primeiro cliente do SKYACTIV-D

Estão em marcha os planos e preparativos para que a Dempsey Racing seja o primeiro cliente para o motor SKYACTIV-D da Mazda para a categoria LMP2. Recorde-se que o actor/piloto Patrick Dempsey é co-proprietário da Dempsey Racing.

A Dempsey Racing participa desde a temporada de 2007 com o Mazda RX-8 na classe GRANDAM GT, registando-se como ponto alto o pódio conquistado na jornada Rolex 24H Daytona de 2011. A equipa tem vindo a melhorar o seu desempenho em pista desde a sua chegada à competição e foi um factor chave para a vitória da Mazda no Campeonato de Construtores no GRAND-AM GT de 2010. Com o apoio de diversos parceiros, tais como a VISITFLORIDA.com, a Dempsey Racing aumentou a sua operação ao incluir uma equipa na American Le Mans Series (ALMS), competindo em ambos os campeonatos de Prototype Challenge (LMPC) and Prototype 2 (LMP2) como preparação para Le Mans. Na verdade tanto o co-proprietário da equipa Dempsey como o co-piloto Joe Foster testaram o carro LMP2 na Virgínia (EUA), ao mesmo tempo que do outro lado do Atlântico as atenções em termos de competição estavam focadas na 80ª edição das 24 Horas de Le Mans, que se disputou no passado fim-de-semana.

Quer Dempsey, quer o seu parceiro de negócios e co-piloto Foster, competiram já em Le Mans na categoria GT, estando ansiosos por regressar em 2013, desta vez na categoria LMP2 com o motor diesel ecológico SKYACTIV-D da Mazda.

Patrick Dempsey comentou: "a longa parceria com a Mazda tem sido fantástica e estamos esperançados no sucesso mútuo à medida que nos preparamos para 2013. Neste momento estamos focados na preparação para o próximo evento ALMS, razão porque realizámos este teste com o nosso carro LMP2 aqui nos Estados Unidos. A nossa equipa e os nossos parceiros estão entusiasmados com a associação à tecnologia SKYACTIV-D e a todas as tecnologias de ponta que a mesma representa, nomeadamente em termos ecológicos".

Artigos mais vistos

Mazda3, uma contínua história de sucesso

março 24, 2014 | 49134 vistas

Mazda 3, uma contínua história de sucesso   Co...

Movimento com alma.

abril 24, 2013 | 7558 vistas

O bom design é aquele que nos move. Literalmente e...

Mazda CX-5 continua a coleccionar galardões

janeiro 24, 2013 | 6535 vistas

Leverkusen (Alemanha), 11 Janeiro 2013. O interess...

Mazda galardoada pelo seu sistema RVM (Rear Vehicle Monitoring)

setembro 19, 2011 | 5867 vistas

A Mazda acredita que os automóveis devem ser diver...