Mazda3

Mazda CX-5 continua a coleccionar galardões

janeiro 24, 2013
6535 vistas
seats

Leverkusen (Alemanha), 11 Janeiro 2013. O interesse público em torno do Mazda CX-5 mantém-se bem vivo após quase um ano de presença do modelo no mercado. A longa e crescente lista de elogios ao 'crossover'/SUV compacto da Mazda atestam as suas capacidades, como fazem os elevados números de vendas que se perspectivam. Presença regular nas cerimónias de entregas de prémios em toda a Europa e no Mundo desde que foi lançado no início de 2012, o CX-5 foi homenageado por atributos tão diversos como o seu excelente desempenho e tecnologia inovadora, design, segurança, economia de combustível, entre outros.

O "Troféu SUV" entregue em Paris em Dezembro de 2012 pela revista francesa seminal l'Argus de l'Automobile, em que o CX-5 bateu o Opel Mokka e o Range Rover da Land Rover, foi o mais recente. Surgiu após a entrega do troféu "Carro do Ano 2012-13" do Japão, anunciado a 29 de Novembro. Num resultado decisivo, o painel de 60 jurados especialistas do sector, enalteceu o CX-5 pela sua "revolucionária" TECNOLOGIA SKYACTIV, onde se inclui o económico motor diesel SKYACTIV-D, bem como a sua excepcional maneabilidade.

Na Alemanha, entretanto, o CX-5 foi colocado no topo da classificação do programa de televisão Auto + Verkehr, do canal SWR, entre 23 veículos novos, à frente do Volvo V40 e do Hyundai i30. Na Áustria, o CX-5 bateu o Audi A3, o BMW Série 3 e o Mercedes Classe A nos prémios ARBÖ (Automóvel Club local), vencendo a categoria "média", que abrange automóveis de passageiros com preços entre os 20.000 e os 40.000 euros. Outros prémios foram o de "Melhor Crossover Britânico" pela revista Auto Express, de "Melhor SUV" no âmbito dos "Green Awards 2012" da revista WhatCar?, à frente do Nissan Qashqai e BMW X3 e de "SUV do Ano 2012" pela revista espanhola Mundial Motor. Fora da Europa, onde também conquistou o "European Design Award" da revista alemã Auto Bild, na categoria "SUV, Van & AWD", o CX-5 foi considerado o melhor SUV em várias publicações e outras organizações da América do Norte e Ásia.

Impressionante para o primeiro SUV compacto da Mazda. Os consumidores europeus também pensam assim, tendo reservado mais de 40.000 unidades até o final de Novembro. O CX-5 tem sido particularmente popular nos mercados da Europa do norte, como a Holanda, com uma quota acumulada de 11,6 por cento no segmento 'non-premium' dos SUV compactos*, a Dinamarca (7,6 por cento) e a Noruega (6,7 por cento), embora não tenha iniciado as vendas antes de Fevereiro de 2012. Na verdade, a Mazda teve de aumentar por duas vezes as suas estimativas de produção total anual, de 160.000 para 200.000 unidades e, mais tarde, para 240.000 unidades.

Os factos falam por si: com o design marcante "KODO-A Alma do Movimento" e a totalidade da gama de propostas tecnológicas do pacote SKYACTIV, o Mazda CX-5 foi muito além do convencional e proporciona um desempenho e segurança referenciais no segmento, com uma elevada eficiência que complementa a sua excelente aparência. Destaquem-se os melhores consumos e emissões de CO2 médias da classe, respectivamente de 4,6 litros aos 100km e de 119 g/km**. Todos os motores SKYACTIV - dois diesel e um a gasolina - integram o exclusivo sistema da Mazda i-stop, de paragem/arranque, permitindo baixos consumos e rearranques rápidos. Os motores diesel SKYACTIV cumprem com a norma Euro 6 sem recurso aos dispendiosos sistemas de pós-tratamento de gases de escape, desafiando as convenções, apresentando a taxa de compressão mais baixa do mundo. Graças à distância entre eixos líder do segmento, o interior oferece uma cabine incrivelmente espaçosa, particularmente para os passageiros traseiros, e uma das maiores e mais flexíveis bagageiras disponíveis no mercado. O Mazda CX-5 está também entre os automóveis mais seguros do presente, integrando uma invejável gama de sistemas de segurança activa, bem como soluções de vanguarda ao nível da segurança passiva, proporcionando uma protecção superior aos seus ocupantes e aos peões. A Euro NCAP (como a ANCAP, na Austrália) atribuiu uma pontuação máxima de cinco estrelas ao CX-5, apesar da aplicação de critérios de segurança cada vez mais rigorosos. O modelo foi também considerado a "Escolha de Topo em Segurança 2012" pelo IIHS dos EUA***.

"O CX-5 é vital para as vendas de Mazda e, na verdade, para a marca Mazda na Europa", afirma Ichiro Hirose, responsável de Pesquisa & Desenvolvimento da Mazda Europa. "Estamos naturalmente satisfeitos com toda a publicidade positiva que está a conquistar, mesmo que acreditemos piamente que este automóvel merece receber este tipo de atenção."

Artigos mais vistos

Mazda3, uma contínua história de sucesso

março 24, 2014 | 49133 vistas

Mazda 3, uma contínua história de sucesso   Co...

Movimento com alma.

abril 24, 2013 | 7558 vistas

O bom design é aquele que nos move. Literalmente e...

Mazda CX-5 continua a coleccionar galardões

janeiro 24, 2013 | 6535 vistas

Leverkusen (Alemanha), 11 Janeiro 2013. O interess...

Mazda galardoada pelo seu sistema RVM (Rear Vehicle Monitoring)

setembro 19, 2011 | 5866 vistas

A Mazda acredita que os automóveis devem ser diver...