Mazda3

Mazda3, uma contínua história de sucesso

março 24, 2014
31405 vistas
seats

Mazda 3, uma contínua história de sucesso

 

  • Compacto da Mazda garante “Red Dot Award” de 2014 pela excelência do produto em termos de design
  • Mazda3 é finalista das iniciativas “Carro Mundial do Ano” e “Design Automóvel Mundial do Ano

 

Leverkusen (Alemanha), 24 Março 2014. Novo dia, novo galardão internacional de prestígio para o novo Mazda3. O novo ‘hatchback’ compacto da Mazda acaba de conquistar o “Red Dot Award: Product Design 2014”, mas duas novas próximas distinções podem estar ao virar da esquina. Isto porque o Mazda3 foi, também, seleccionado como um dos três modelos finalistas da iniciativa “World Car of the Year” (“Carro Mundial do Ano”) – o prémio mais abrangente da indústria automóvel – integrando, também, o ‘top-3’ do troféu “World Car Design of the Year” (“Design Automóvel Mundial do Ano”), ambos para 2014.

O reconhecimento do design do Mazda3, modelo que foi lançado na Europa no passado Outono, é uma réplica da contínua aclamação que tem sido atribuída ao design KODO, conceito inspirado no movimento e que se destaca em toda a nova geração de modelos do construtor japonês. A excelência das características inovadoras do design, funcionalidade e ergonomia do Mazda3 estiveram entre os factores decisivos para o júri do galardão “Red Dot Award”, composto por 40 especialistas em design independentes. O novo compacto da marca segue, assim, o caminho trilhado pelo Mazda6, também ele um automóvel KODO e que conquistou este mesmo prémio no ano passado.

O design KODO encarna a vitalidade da marca Mazda, combinando-se na perfeição com a Tecnologia SKYACTIV, que desafia as convenções e que serve de base à concepção de veículos de elevada eficiência* e com uma condução referencial da Mazda. Todos os três modelos da geração KODO (incluindo o Mazda CX-5) já se viram honrados pelos seus projectos em várias ocasiões. A Mazda irá receber este “Red Dot Award” no próximo dia 7 de Julho, no Teatro Aalto, em Essen (Alemanha).

No que se refere à iniciativa “Carro Mundial do Ano 2014”, o Mazda3 é o único modelo não-alemão do grupo de finalistas. Os seus rivais à conquista do troféu principal, escolhidos entre 24 candidatos iniciais, são o Audi A3 e o BMW Série 4. Quanto ao júri de especialistas em design irá, por seu turno, avaliar o ‘bestseller’ da Mazda face ao BMW i3 e ao Mercedes-Benz Classe C. Os vencedores serão anunciados a dia 17 de Abril no Salão de Nova Iorque.

Tendo conquistado mais de 150 prémios até à data e tendo superado, em Janeiro último, uma produção total de quatro milhões de unidades, este seria o maior sucesso de sempre para o Mazda3, modelo que surgiu no mercado pela primeira vez em 2003. Seria, também, um reconhecimento ímpar para a Mazda e para a estratégia que rompe com as convenções, implementada na sua mais recente geração de modelos.

“O segmento C representa um quarto do mercado de automóveis de passageiros na Europa, o que perspectiva o quão especial gostaríamos de tornar este automóvel e o quão atraente ele necessita de ser logo desde o primeiro contacto visual,” refere Peter Birtwhistle, Designer-Chefe no Centro Europeu de Pesquisa e Desenvolvimento da Mazda. “O reconhecimento que temos recebido não só representa o magnetismo do Mazda3, como também reflecte o modo como este automóvel faz elevar as expectativas, objectivos que é totalmente capaz de cumprir.”

Criados em 1955 pelo “Design Zentrum Nordrhein Westfalen”, de Essen, os “Red Dot Awards” integram três categorias de design: produto, conceito e comunicação. Nesta edição de 2014, os jurados avaliaram um total de 4.815 candidaturas apresentadas por 1.816 empresas, designers e arquitectos, oriundos de 53 países. Os produtos vencedores irão estar expostos no “Red Dot Design Museum” entre 8 de Julho e 3 de Agosto (bem como na plataforma www.red-dot.de/pd), podendo ostentar o logótipo “Red Dot”, como selo internacional de excelência de design.

* Consumos de combustível e emissões de CO2 a partir dos 3,9l/100km e 104g/km, respectivamente, num Mazda3 Sedan equipado com motor SKYACTIV-D 2.2 (150 cv), transmissão SKYACTIV-MT manual de seis velocidades e sistema i-stop de série; derivativo (carroçaria e motor) não comercializado em Portugal.

Artigos mais vistos

Mazda3, uma contínua história de sucesso

março 24, 2014 | 31405 vistas

Mazda 3, uma contínua história de sucesso   Co...

Movimento com alma.

abril 24, 2013 | 5712 vistas

O bom design é aquele que nos move. Literalmente e...

Mazda CX-5 continua a coleccionar galardões

janeiro 24, 2013 | 4320 vistas

Leverkusen (Alemanha), 11 Janeiro 2013. O interess...

Mazda galardoada pelo seu sistema RVM (Rear Vehicle Monitoring)

setembro 19, 2011 | 3831 vistas

A Mazda acredita que os automóveis devem ser diver...