Espírito de Desafio

Challenger Spirit

Para melhorarmos as coisas, desafiamos as convenções.

Enquanto empresa automóvel, diferenciamo-nos das restantes. Quando todos disseram que os carros deveriam isolar os condutores da estrada, achámos que o carro e o condutor deviam estar ligados.

Quando todos disseram que os carros deveriam seguir a moda, nós seguimos a natureza. Quando todos disseram que os carros teriam de se tornar mais pesados, nós tornámo-los mais leves. Este é o espírito Mazda - se nos é dito que a convenção tem de ser seguida, nós encaramo-la como algo que tem de ser desafiado.

Os Desafiadores

Os Desafiadores

Os Desafiadores

A cidade de Hiroshima já enfrentou diversos desafios no passado. Mas, graças ao espírito único de seu povo, a cidade conseguiu prosperar mesmo perante uma grande adversidade. Veja como o nosso passado molda o nosso futuro e como o espírito do povo de Hiroshima nos ajuda a criar melhores carros.

Masahiro Moro Masahiro Moro

Masahiro Moro

Director Executivo – MAZDA Japan

"O espírito de Hiroshima consiste em perseguir a excelência e nunca desistir. Manter uma atitude de "eu consigo"."

Principais realizações:

Director-geral do Departamento de Marketing de Produtos Global

Director-geral da Divisão de Marketing Global

Vice-presidente da Mazda Motor Europe GmbH

Director executivo responsável pelo Marketing Global

Os artífices

"Tal como no artesanato tradicional, construir um carro excelente depende da perícia e da sensibilidade." Hirotaka Kanazawa

Os artífices

Os artífices

Na Mazda, temos orgulho na nossa herança como mestres artífices ou "Takumi" em japonês. Uma herança com centenas de anos. E, como um verdadeiro "Takumi", acreditamos que um carro que apenas o leva de A a B não basta. Veja como os nossos engenheiros aprendem com os artífices de espadas para dar a cada Mazda a melhor qualidade de construção.

Hirotaka Kanazawa Hirotaka Kanazawa

Hirotaka Kanazawa

Director Executivo – MAZDA Japan

"Acreditamos que construir um carro fabuloso passa por compreender a relação entre carro e condutor."

Principais realizações:

Director do Departamento de representação de I&D da Europa

Director-geral do Departamento de Engenharia de Chassis

Director-geral da Divisão de Gestão de Programas e Plataformas

Director Executivo responsável pelo desenvolvimento de veículos

Os artífices Os artífices
Karakuri

Karakuri

Karakuri

Quando desenvolvemos os bancos do Mazda5, fomos inspirados pelas bonecas Karakuri japonesas. Elas surpreendem e encantam quando se movem para frente ao colocar-se um peso nas suas mãos. O mesmo princípio aplica-se aos nossos bancos: combinam o máximo de funcionalidade com o mínimo de força de uma maneira surpreendentemente versátil.

Hideki Matsuoka Hideki Matsuoka

Hideki Matsuoka

Responsável do Programa - MAZDA Japan

"Adoro a Mazda porque nunca limitamos o nosso pensamento. Acho que isso faz parte do nosso DNA."

Principais realizações:

Desenvolvimento do motor do Mazda 626

Membro da equipa para o programa conjunto do novo C-car (com a Ford e a VOLVO)

Promotor do Programa do Mazda3 de 1.ª geração

Responsável do Programa do Mazda5 de 2.ª geração

Karakuri Karakuri
Hirotaka Takaya Hirotaka Takaya

Hirotaka Takaya

Engenheiro de Desenvolvimento das Portas - MAZDA Japan

"A Mazda é uma empresa de amantes de carros. O nosso trabalho vale sempre a pena porque adoramos carros."

Principais realizações:

Design de engenharia das portas laterais do Verisa de 1.ª geração (modelo exclusivo do Japão)

Design de engenharia das portas laterais do Mazda2 de 2.ª geração

Design de engenharia das portas laterais do Mazda5 de 2.ª geração

Um toque Mazda

"Quando uma porta transmite esta sensação, diz-nos muito sobre quem construiu o carro." Hirotaka Takaya

Um toque Mazda

Um toque Mazda

Um toque Mazda

Na nossa demanda para tornar perfeitos até os mais pequenos detalhes, somos inspirados pelas coisas mais inusitadas. Porque, na Mazda, fazemos as coisas de forma diferente. A nossa necessidade de encontrar as melhores soluções para problemas de engenharia, torna naturalmente muitos designs surpreendentemente inovadores. Saiba como a tradição nos inspirou para criarmos uma porta deslizante que facilita o acesso.

Kenichirou Saruwatari Kenichirou Saruwatari

Kenichirou Saruwatari

Responsável do Programa - MAZDA Japan

"Temos sempre uma abordagem diferente da dos outros. Mas acho que isso é o que motiva os nossos designers e engenheiros."

Principais realizações:

Líder de desenvolvimento dos motores a gasolina/diesel de injecção directa

Director do grupo de testes do grupo de potência na Mazda North America

Líder de desenvolvimento do sistema "i-stop" da Mazda

Responsável do Programa do Mazda3 de 2.ª geração

Um toque Mazda Um toque Mazda
Shigeo Mizuno Shigeo Mizuno

Shigeo Mizuno

Responsável do Programa - MAZDA Japan

"O gosto pelos carros desportivos é transversal, desde os engenheiros à administração da empresa."

Principais realizações:

Desenvolvimento de motor/transmissão do 323, 323F e MX-5

Responsável de projecto dos motores MZR 1.3 e 1.5

Responsável do Programa do Mazda2 de 2.ª geração

O peso certo

O peso certo

O peso certo

O Mazda2 é o epítome da nossa "estratégia da grama": Olhámos para cada peça de forma individual e alterámos a maneira de pensar convencional para a tornar mais leve. Podem ser apenas uns poucos gramas de um parafuso. Mas esses poucos gramas de milhares de peças somadas fazem a diferença. Veja como pesámos cada peça do Mazda2 para o tornar mais ágil e divertido de conduzir.

O peso certo

"Se o carro for mais leve, é mais divertido de conduzir." Shigeo Mizuno

Daisuke Umetsu Daisuke Umetsu

Daisuke Umetsu

Engenheiro de Desenvolvimento da Performance - MAZDA Japan

"Esforçamo-nos por criar carros que são mais do que meros meios de transporte."

Principais realizações:

Análise de engenharia humana no desenvolvimento de "Qualidade de construção"

Disposição da nova plataforma FF (principalmente a posição de condução)

Desenvolvimento do "Touitsukan" (do Mazda5 para todos os novos modelos)

Carros-bicicleta

Carros-bicicleta

"Para um arranque rápido, o ciclista coloca sempre o pedal na posição ideal. Fazemos o mesmo com os pistões do motor." Kenichirou Saruwatari

Carros-bicicleta

Ao desenvolver a nossa tecnologia i-stop, sentimos que teria de ser tão rápida e simples quanto possível, de modo a não interferir com a experiência de condução. Para obter isto, fomos inspirados pelos ciclistas. Esta é a história sobre os motores inspirados na bicicleta.

A viagem equilibrada

A viagem equilibrada

"Quando a condução parece perfeita, sabe que é um Mazda." Daisuke Umetsu

A viagem equilibrada

São as coisas simples: o toque de um botão, o girar de uma roda ou a reacção do carro nas curvas. Mas fazer com que estas coisas transmitam a sensação perfeita é resultado de um trabalho muito duro. Saiba como damos uma sensação de conforto aos passageiros e controlo ao condutor em todos os Mazda.

A viagem equilibrada A viagem equilibrada
Takao Kijima Takao Kijima

Takao Kijima

Ex-Responsável do Programa MX-5 - MAZDA Japan

"Para nós, a base é sempre o prazer de condução – o prazer de ter um carro a mover-se de acordo com a nossa vontade."

Principais realizações:

Desenvolvimento de manobrabilidade e estabilidade do Mazda 787B

Responsável do Programa do RX-7 de 3.ª geração

Responsável do Programa do MX-5 de 3.ª geração

Cavalo e cavaleiro

Cavalo e cavaleiro

Cavalo e cavaleiro

Jinba Ittai significa "a união entre cavalo e cavaleiro” em japonês. É exactamente esta sinergia que concebemos em cada peça do Mazda MX-5. A posição dos comandos, o peso da direcção, o equilíbrio do chassis - gastámos quantidades incalculáveis​ de tempo a aprimorar estes elementos para criar a experiência de condução perfeita.